• anabotelho639

Por que fazer mentoria?

A mentoria é um processo de autoconhecimento e troca, em que mentor e mentorado se beneficiam! A cofundadora da Alumna, Larissa Ushizima, conversou com a Agência de Notícias da Indústria sobre porque empresas devem implementar programas de mentoria e quais são os benefícios.

Há diversos estudos que demonstram os benefícios e o impacto da mentoria. Um recente estudo da Universidade de Harvard mostra que programas corporativos de mentoria influenciam diretamente na produtividade e na retenção dos colaboradores. De acordo com esse estudo, funcionários que foram mentorados tiveram rendimento 18% maior nos dois primeiros meses e 11% mais de chance de permanecer no trabalho comparado a funcionários que não receberam mentoria.

Segundo estudo conduzido por Wharton, uma das principais escolas de negócio dos Estados Unidos, funcionários mentorados foram promovidos cinco vezes mais e mentores seis vezes mais se comparados a funcionários que não participaram de programas de mentoria. Isso acontece porque a mentoria impacta positivamente na autoconfiança, no autoconhecimento e na capacidade de aprender a partir da experiência e lições do mentor ou mentora. A mentoria oferece uma oportunidade de aprender com os acertos e erros do mentor, além de ampliar o repertório sobre caminhos profissionais.

Segundo Ushizima, “mentoria é uma metodologia que tem sido muito buscada pelos comitês e iniciativas de diversidade e inclusão, por entender que grupos minorizados, como mulheres, LGBTQIAP+, pretos ou pardos, podem se beneficiar do processo para fortalecer a sua rede de relacionamento dentro da companhia, além de desenvolver habilidades e competências necessárias para a liderança. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 70% das empresas listadas na Fortune 500 têm um programa ativo de mentoria”.


Veja a matéria completa em Agência de Notícia da Indústria, CNI