top of page

E como eu posso descobrir e desenvolver os meus pontos fortes?




No meu segundo texto sobre "Talentos e Pontos Fortes: porquê e como desenvolver?", compartilho 5 pistas que você pode ficar atenta no seu dia-a-dia e que podem te apoiar no seu processo de autoconhecimento.


  1. Desejo Para utilizar essa pista, identifique na sua rotina aquelas atividades que você sente atração, desejo por realizar: A que atividades você está naturalmente propensa?

  2. Rápido aprendizado Para utilizar essa pista, investigue no seu dia-a-dia quais atividades você sente que aprende com maior facilidade: Quais tipos de atividades você parece assimilar rapidamente?

  3. Fluxo Para utilizar essa pista, observe quais processos você intuitivamente sabe como realizar: Em quais atividades você parece saber exatamente quais passos a seguir?

  4. Vislumbres de Excelência Para utilizar essa pista, relembre quais momentos você se viu contente e orgulhosa do que realizou: Durante quais atividades você teve momentos de excelência subconsciente que a fizeram pensar “Como fiz isso”?

  5. Satisfação Para utilizar essa pista, perceba quais momentos você se viu satisfeita em realizar algo: Quais atividades deram a você satisfação ao realizá-las ou que indiretamente ao terminá-las você pensou “Quando vou poder fazer isso de novo”?


Talvez você não se recorde de imediato de algum momento ou atividade que responda alguma dessas pistas, o convite é que esse seja um processo contínuo de autoconhecimento para que você possa se observar à medida que vai evoluindo nesse processo e fazendo as anotações que forem necessárias para te apoiar na descoberta dos seus pontos fortes.


Uma dica que pode te auxiliar nessa jornada é se lembrar dos momentos de sucesso que você já teve, independente do tamanho da conquista, e se recordar o que te fez chegar ali. Quais ações você teve que te apoiaram nesse momento de sucesso? Quais foram os seus diferenciais?


E como rede de apoio que somos (ou que estamos nos tornando), se você pode apoiar a jornada de autoconhecimento e descoberta dos pontos fortes de alguma mulher próxima a você, que tal mostrar para ela no que ela é boa em ser e fazer trazendo dados concretos e exemplos para que ela possa se fortalecer ainda mais? Acredito que assim teremos uma sociedade cada vez mais pautada na valorização da diversidade e de quem as pessoas realmente são.


Vamos juntas!


Autora: Thaís Ananias, mentora Alumna, certificada na metodologia de Pontos Fortes pela Gallup®, Guardiã da Experiência do Time na Tribo Global e apaixonada por facilitar momentos e conexões que transformam de alguma forma a jornada das pessoas.

bottom of page